AGUAVIVA aciona MPSP e GAEMA para ter acesso ao calendário oficial do “Caça-Esgoto”

Há semanas, a Associação Guarujá Viva vem tentando, em conjunto com a Sabesp, obter um calendário oficial de execução do “Caça-Esgoto”, um serviço destinado a localizar o lançamento de esgoto in natura na rede coletora de águas pluviais, que desembocam nas praias da cidade, prejudicando a balneabilidade e representando um risco à saúde daqueles que buscam o local para lazer.

A divulgação do calendário da execução do ‘Caça-Esgoto’ é fundamental para a participação ativa da comunidade local, além de contribuir para a transparência e confiança nas ações da Sabesp. Após uma reunião online com a Sabesp em 18/01/2024, foi estabelecido um compromisso com nossa entidade. Enviamos dois ofícios solicitando informações detalhadas sobre o referido calendário, no entanto, lamentavelmente, não obtivemos retorno.

Diante do silêncio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a AGUAVIVA acionou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) para garantir o acesso às informações, promovendo assim uma participação mais ativa e consciente no processo de preservação ambiental.

Nosso compromisso é perseguir incansavelmente a transparência e a preservação ambiental em Guarujá, defendendo o direito da comunidade à informação e promovendo ações que visem o bem-estar e a saúde de todos. Juntos, construímos um futuro mais sustentável para nossa cidade.