Conselho Tecnológico Engenheiro SÉRGIO STORCH

SÉRGIO STORCH
Eng. Sérgio Storch, referência na luta pelos direitos humanos, na consolidação da democracia no pós-ditadura, na construção da paz inter-religiosa, nos últimos anos, estava sendo um grande aliado na defesa da agroecologia e do combate à fome no Brasil. Homenageamos nosso amigo e companheiro dando ao nosso conselho o nome de Engenheiro Sérgio Storch. Este guerreiro da cultura e da paz que foi tombado na trincheira da luta.Seu exemplo e sonhos nos unirão mais. Sérgio presente!! Sempre!! (01-07-2021)

JOSÉ MANOEL FERREIRA GONÇALVES
É engenheiro, jornalista, advogado, professor doutor, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, integrante do Engenheiros pela Democracia. Presidente da Ferrofrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias e Presidente da AGUAVIVA – Associação Guarujá Viva.

ALLEN HABERT
Engenheiro, diretor da CNTU-Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários e coordenador da Conferência SPSua.

ÁUREO FIGUEIREDO
É engenheiro civil e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Aureo Emmanuel Pasqualeto Figueiredo. Representou a Unisanta no Conselho do CREASP em dois mandatos, de 2008 a 2013, conselho ao qual estão ligados mais de 400 mil profissionais registrados no estado. Como conselheiro, coordenou a Câmara de Engenharia de Segurança e, por duas vezes, foi Diretor de Relações Profissionais do Conselho.

ELCIO KAZUAKI NIWA
Amante da natureza principalmente das águas, seja como lazer ou como condição para vida humana. Engenheiro civil por formação, contribuiu para o desenvolvimento do VLT da Baixada Santista como projetista atendendo aos critérios da EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos). Infância privilegiada com banhos de sol e de mar na praia de Enseada junto a família.

LARA FERNANDA MODOLO DUCCI
É engenheira civil e professora de educação básica. Especialista em Engenharia de Petróleo e Gás Natural; Saúde Pública com aperfeiçoamento em Resíduos Sólidos Domiciliares e Impacto Ambiental; em Gestão Pública e Escolar. Licenciada em Matemática e Física. Participou do GT – USP para levantamento das bacias hidrográficas no Brasil e no Estado de SP. Exerceu cargo técnico na PM de Diadema, atuando nos serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. Conselheira da CNTU , da ABEFC BS, do BrCidades RMBS e Observatório de Finanças e Economia de Francisco e Clara.

CELSO AUGUSTO SOARES
Engenheiro Mecânico com Ênfase em Termodinâmica. Participou do núcleo que fundou a Empresa e exerci sua Administração Geral, desenvolvendo e implantando projetos de Mobilidade Viária, Logística, Gestão de Infrações no Trânsito, Educação de Trânsito, Sinalização Viária, Horizontal, Vertical, Semafórica e Defensas Metálicas, Controle Eletrônico de Velocidade e de Segurança em Vias Públicas, nos seguintes Municípios: São Paulo: Peruíbe, Mongaguá, Guarujá, Lindóia, Águas de Lindóia, Itapira, Jundiaí, Vinhedo, Valinhos, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Nova Odessa, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto, Guarulhos – Projeto e Implantação Sinalização Horizontal/Vertical do Internacional Shopping, por ocasião de sua inauguração.

MARTHA SIMAS
Engenheira Civil pós-graduada em Administração de Empresas, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Planejamento. Formada em Santos, iniciou em São Paulo em obras com trabalhos em instalações, prestou serviços durante muito tempo à corporação McDonald´s nas áreas de manutenção, construção e treinamento. Participou de projeto para implantação de metodologia de Gestão de Projetos nas obras dos aeroportos na véspera da copa de 2014 para a Infraero. Cursou Prominp na USP. Atua hoje como Gerente de Projetos

PAULO ESTEVÃO CRUVINEL
Mestre em Bioengenharia, doutor em Automação, nasceu em Minas Gerais, na cidade de São Sebastião do Paraíso. É pesquisador sênior da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um dos pioneiros na organização do Centro de Instrumentação da Embrapa, localizado em São Carlos SP.

THAIS MARGARIDO
Thaís Margarido é jornalista, pós graduada em Marketing e com MBA em Gestão Portuária. É atual secretária de Turismo de Cubatão, já foi secretária de Turismo de Guarujá e secretária de Relações Sociais na mesma cidade. Atuou 20 anos na carreira de jornalista com passagem nas principais emissoras de TV. Foi repórter, correspondente Internacional, apresentadora e editora chefe. Thaís Margarido é casada, mãe de duas meninas.

MARCO ANTÔNIO NÓVOA
Engenheiro Mecânico com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho com MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gerenciamento de Projetos. Atuação em Empresas do ramo Aeronáutico, Siderúrgico e Petroquímico nas áreas de Segurança, Manutenção e Construção & Montagem Industrial.

MOACIR BUENO ARRUDA
Cursou a primeira graduação em Ciências Biológicas na atual UNESP, em 1971, era a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de P.P., um “campusisolado” da USP. Bacharelado de geografia da USP. Lecionuecologiana Universidade Estadual do Ceará e lá militou no Movimento em Defesa da Amazônia que era organizado pelo PCdoB.
Passou a ocupar postos no Ibama e trabalhou muitos anos com conservação da biodiversidade, parques, corredores ecológicos, etc.; passei um período colaborando junto ao GDF, estruturamos a nova SEMARH e presidio IBRAM; simultaneamente, continuei lecionando na UnB e UCB e militando no movimento ecológico e sindical. Ao longo desses anos publicou vários livros.

MARIA ELIZABET PAEZ RODRIGUEZ
Graduada em 1980 em Arquitetura e Urbanismo é mestre e doutora em Arquitetura e Planejamento Urbano e Regional, atualmente é docente em cursos de graduação e pós-graduação na FIA/FEA, FIAM FAAM e URM. Diretora de Urbanismo da Associação Amigos do Jardim Virgínia – AAJV. Está à frente da Office Arquitetura e Planejamento Ltda. desde 1986, atua em projetos de arquitetura e gerenciamento de obras e como consultora em legislação e mobilidade urbana em planos para regiões metropolitanas, como Belo Horizonte e Região Metropolitana de São Paulo além de outras cidades dentro do território nacional. Acredita na melhoria das cidades brasileiras através do trabalho multidisciplinar.

ISO SENDACZ
Engenheiro mecânico pela EESC-USP, especialista aposentado do Banco Central do Brasil, conselheiro da CNTU e da Casa do Povo, ex-presidente regional e diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central [Sinal]. Paulistano do Bom Retiro, mora em Santos.

MARIA NATIVIDADE MARTINS NUNES
Engenheira Química, formada pela UMC e Pós-Graduada/MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Controle da Poluição das Águas – Cooperação Internacional da JICA (JapanInternationalCooperationAgency) /CETESB. Atuação profissional na CETESB de 1986 a 2013. Participou do Comitê da Bacia Hidrográfica do Vale do Paraíba, e da Câmara Técnica de Cobrança pelo Uso da Água. Foi membro do CONDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Guarulhos. Até 2013 – Diretora da ASEC – Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB.

JOÃO VICTOR COUTO FERRAMACHO
Empreendedor e entusiasta na área do Turismo e Tecnologia, apaixonado por Natureza, responsável pela idealização e desenvolvimento do Portal Guarujá de Turismo, que é o 1º Portal Oficial de Turismo da cidade. No âmbito privado sou fundador da Agência Ipa de Tecnologia e Pousada &Spa Canto do Mar, situada na praia do Guaiuba, Guarujá.

WAGNER MOREIRA GONÇALVES
Graduado em Economia, estudou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Fez MBA em Portos & Logística pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Atua no Porto de Santos há mais de 27 anos, tendo iniciado sua carreira como Conferente de Carga e Descarga, concursado em 1994. Foi Gerente de Marketing e Novos Negócios da Companhia Docas do Estado de S.Paulo, Autoridade Portuária de Santos, por 13 anos. Foi também Diretor da Associação dos Economistas de Santos. É atualmente Vice-presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos, Membro do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e Diretor de Ensino & Pesquisa da Fundação Cenep.

CARLOS ALBERTO DA SILVA JUNIOR
Arquiteto e urbanista, especialista em mobilidade urbana com 4 anos de experiência nas áreas de planejamento portuário (CODESP) e 7 anos em transporte público sobre trilhos (CPTM). Retornou ao Guarujá em 2021 com o propósito de estruturar seu escritório de arquitetura popular conjuntamente aos trabalhos de pesquisa nas áreas de planejamento urbano. Estudos esses direcionados especialmente aos problemas sociais de Guarujá.

JOÃO PAULO DE CARVALHO JUNIOR
Formado em Marketing pela UNIP com especialização Marketing promocional. USP recicla, Work Shop/ United, Leis das Promoções (AMPRO), Eventos de grande porte, Madona e Michael Jackson. É morador do Guarujá desde 1979, carinho especial pelas Astúrias, onde esteve vice-presidente da AMAAG. Foi Delegado Ambiental com abrangência Nacional. Atleta mais novo do Mundial de Tamboreú, disputou a taça São Paulo de Futebol de Campo, Natação e Surf.

LEDA PAULA BERNARDI PEREIRA
Graduada na Unifesp-EFLCH, Guarulhos – Filosofia na instituição de ensino. Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. Moradora de Boraceia, Bertioga.

SIDNEI BIBIANO
Neto e Filho de pescador, e morador da região do Rabo do Dragão no Guarujá. Conhecido por defender o meio ambiente e a luta pela pesca artesanal e o modo de vida caiçara. Diretor secretário atualmente da Amac Associação dos Moradores e Amigos da Cachoeira. Coordenador suplente da CMP: Central dos Movimentos Populares da Baixada Santista na Cidade de Guarujá.

MATHEUS MARQUES
Bacharel e licenciatura em Educação Física e Esportes. Pós graduação em fisiologia do exército e prescrição do exercício físico Unifesp; Pós graduado em Atividade Física adaptada para grupos especiais e saúde (Univ. Estácio de Sá). Professor da Rede Pública e Personal Trainer. Defensor da causas relacionadas ao Meio Ambiente, Patrimônio Público e Cultura do Município de Guarujá. Membro da FABS (Frente Ambientalista da Baixada Santista).

JOSÉ NOVACK
Formado na ESAN, Faculdade de Administração de Empresas afiliada à PUC SP. Foi empresário, revisor de textos de livros e professor de onze matérias até o ensino médio. Hoje, aposentado, é professor de reforço de cursos universitários e porta-voz entre as comunidades de 10 bairros de ocupação e as autoridades municipais e estudais. Nessas comunidades, desenvolve projeto voltado para educação onde dá aulas preparatórias para novos empregos; Valores Humanos; Cinco línguas estrangeiras, além de Português e Matemática.

BRUNO DE CASTRO CICCONI
Psicólogo com MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. É morador apaixonado pelo Guarujá. Cresceu no município e como a maioria dos nossos conselheiros, carrega uma grande preocupação com a manutenção dos bens materiais e imateriais da Pérola do Atlântico. O uso adequado de verbas públicas e a proteção ao Meio Ambiente são as bandeiras defendidas por ele.