AGUAVIVA Apresenta Propostas para Delimitação da Área de Proteção Ambiental “Cabeça do Dragão”

Guarujá, 12 de junho de 2024 – A Associação Guarujá Viva (AGUAVIVA), enviou um ofício à Secretaria do Meio Ambiente do Guarujá (SEMAM), formalizando propostas significativas para a delimitação da futura Área de Proteção Ambiental (APA) “Cabeça do Dragão”.

Em seu ofício nº. 0281/2024-APA, a AGUAVIVA destaca a importância da inclusão total do Complexo Industrial Naval de Guarujá (CING) na delimitação da APA, reiterando que a preservação ambiental não deve ser vista como um obstáculo ao desenvolvimento, mas sim como um fator complementar e essencial para garantir um crescimento sustentável.

“A inclusão das áreas industriais no perímetro da APA não apenas fortalece a proteção ambiental, mas também promove uma gestão integrada do território, mitigando potenciais impactos ambientais e incentivando práticas sustentáveis de produção”, afirma o Eng. José Manoel Ferreira Gonçalves, Presidente da AGUAVIVA.

A proposta da AGUAVIVA visa construir um modelo de desenvolvimento que harmonize as atividades econômicas com a preservação dos recursos naturais e a promoção da qualidade de vida das comunidades locais.

Seja um colaborador voluntário da AGUAVIVA, entre em contato através do telefone (13) 97801-6446 ou do e-mail contato@aguaviva.org.br.

Documentos relacionados

Nova delimitação

A associação busca obter uma cópia do novo perímetro, bem como o desenho final atualizado da APA, informações essenciais para manter sua atuação informada e eficaz na preservação e desenvolvimento sustentável da região. No entanto, essas informações ainda não estão disponíveis conforme resposta da Secretaria: