Enfrentando Desafios: A Luta dos Caiçaras por Políticas Públicas Sociais

Dia 15 de março de 2023, é o Dia do Caiçara, um dia para celebrar e homenagear uma classe trabalhadora valente que enfrenta diariamente os desafios do mar e da natureza.

Os caiçaras são aqueles que acordam antes do sol nascer e trabalham até tarde da noite, enfrentando sol e chuva para praticar a arte milenar da pesca, tecer suas próprias redes e construir seus próprios remos, tudo com as próprias mãos.

Os caiçaras são uma parte importante das culturas litorâneas brasileiras, e representam uma relação harmoniosa entre o homem e os recursos naturais. Quando os turistas e aventureiros visitam o litoral Sudeste em busca de um refúgio para suas férias, muitas vezes eles estão inconscientes de que estão entrando em contato com uma das culturas mais antigas e belas do Brasil.

Sendo uma das poucas culturas que foi relativamente preservada em uma das regiões mais densamente povoadas do Brasil, entre Rio de Janeiro e São Paulo, os caiçaras são frequentemente estudados por vários centros de pesquisa na região Sudeste.

No entanto, apesar de todo o esforço e dedicação desses trabalhadores, ainda há uma grande falta de políticas públicas voltadas para atender às necessidades dessas comunidades. A luta pela regularização e fixação territorial é apenas um exemplo dos muitos conflitos que os caiçaras enfrentam em sua busca pela sobrevivência e sustentabilidade.

Mas não se engane: os caiçaras não são apenas trabalhadores incansáveis. Eles são a miscigenação de povos originários da terra, os índios, que aprenderam a preservar a natureza e tirar dela o sustento para si e suas famílias. Eles são guardiões da terra, ensinando-nos a cuidar da nossa mãe natureza e viver em harmonia com ela.

Observe o Mapa Oficial da cidade de Guarujá, as demarcações em azul marinho demonstram onde estão as Comunidades de Povos Tradicionais Caiçaras.

Portanto, vamos celebrar e honrar esses trabalhadores incansáveis que nos ensinam a importância da sustentabilidade e do respeito à natureza. Vamos reconhecer a sua luta por melhores condições de vida e trabalho e apoiá-los na busca por um futuro mais justo e equitativo para todos.

Fotos Sidnei Bibiano, Membro efetivo do Conselho Tecnológico da AGUAVIVA