O ato ocorrerá em frente ao prédio da Sabesp no próximo sábado (18)
Folha de São Paulo, 15 de janeiro de 2025 – Associações de moradores de Guarujá, na Baixada Santista, estão organizando uma manifestação devido ao recente surto de virose e o aumento da quantidade de pontos impróprios para banho de mar na região.
O ato ocorrerá em frente ao prédio da Sabesp na cidade no próximo sábado (18). O movimento foi articulado pelas entidades Água Viva (Associação Guarujá Viva) e pela CMAG (Confederação Municipal das Associações de Moradores de Guarujá), que pedem maior investimento do governo e da empresa de saneamento.
Segundo boletim mais recente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 52 praias da região estão consideradas impróprias para banho.
Como mostrou a Folha, o problema de contaminação das praias com esgoto é agravado pelo lixo e por rejeitos carregados pela chuva até os canais e o mar, além da infiltração do esgoto em redes pluviais, por causa de ligações clandestinas, que não passam por sistemas de tratamento.
A Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo), que representa cerca de 502 mil empresas em todo o estado, encaminhou um ofício ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última terça-feira (7) cobrando ações para solucionar o que chamada de “graves problemas ambientais, sanitários e de segurança pública” no litoral paulista. Segundo a entidade, as três principais preocupações são a falta de água no litoral norte, a crescente onda de virose no litoral sul e os constantes arrastões no Guarujá.