Iniciativa da Aguaviva dá frutos e começa a surgir a APA Cabeça do Dragão

Representantes da Associação Guarujá Viva (Aguaviva), munícipes, representantes de associações de bairro e da iniciativa privada participaram na terça-feira, dia 2 de abril, de uma oficina para ouvir sugestões da sociedade civil sobre a possível criação e traçado de uma terceira Área de Proteção Ambiental (APA) em Guarujá, denominada Cabeça do Dragão. O encontro foi realizado na Supmar Marina & Estaleiro, no Complexo Industrial e Naval de Guarujá (CING).

“Todo este processo só terá sentido se a sociedade civil participar ativamente. Precisamos agir de forma coerente, promovendo ações em consonância com nossas palavras, e não apenas proferir discursos sem efetivar mudanças. Durante várias discussões, surgiu a consciência da necessidade de criação da APA. É gratificante ver esse desenvolvimento. A Aguaviva esteve envolvida desde o início desse processo. É fundamental continuarmos dialogando com todos os grupos e indivíduos envolvidos. Isso é um exercício de cidadania. Mais uma vez, vemos uma de nossas iniciativas render frutos”, afirmou José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Aguaviva.

Esteve presente também o diretor-presidente do Instituto de Segurança Socioambiental, João Leonardo Mele, conhecido como Coronel Mele, que trouxe sua vasta expertise ao explicar o projeto aos presentes. Coronel Mele é reconhecido por sua contribuição significativa para o desenvolvimento das duas outras APAs do município, agregando um valioso conhecimento técnico e prático ao processo de criação da APA Cabeça do Dragão. Sua presença destacada no evento demonstra o compromisso e a seriedade com que o projeto está sendo conduzido, oferecendo confiança e credibilidade aos participantes.

Desde maio de 2021, logo após sua fundação, a Aguaviva vem dedicando esforços para a inclusão do Bairro Jardim Guaiuba e áreas circunvizinhas na Área de Proteção Ambiental – APA Serra de Santo Amaro. Juntamos nossos esforços com a SOCIEDADE AMIGOS DO GUAIUBA – SAG, apresentando argumentos técnicos que evidenciam a qualificação da região, o que a tornaria uma escolha adequada para ser incorporada à APA Serra de Santo Amaro. Infelizmente, naquela ocasião, não obtivemos sucesso.

Atualmente, a cidade já conta com duas APAs: Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro. A nova APA, situada na região Sudoeste, abrangeria o bairro Santa Cruz dos Navegantes e praias como Guaiúba e Sangava.