Mobilização popular pode garantir o futuro político do Guarujá

Mais um capítulo da investigação sobre as graves acusações que pairam sobre o prefeito Válter Suman movimentou na última segunda-feira o Legislativo do Guarujá.
Instaurada na Câmara de Vereadores pela resolução 027/2021, uma Comissão Processante analisou a defesa prévia apresentada em nome do prefeito e decidiu emitir parecer favorável ao prosseguimento do processo que poderá culminar no impeachment de Suman.
A cassação se tornou assunto prioritário para o Guarujá. O prefeito ainda não convenceu tanto o Legislativo quanto a população de que são injustificadas as denúncias de um suposto esquema de desvio de dinheiro na rede pública de saúde da cidade, conforme apurado pela Operação Nácar, após dezenas de mandatos cumpridos de busca e apreensão, que, inclusive, motivaram a prisão de Suman.
A sinalização vinda do Legislativo é positiva para que se esclareça mais esse escândalo político a eclodir no município. É preciso agora acompanhar de perto o trabalho dos vereadores em sua função precípua de fiscalizar os atos do Executivo. E a atuação de nossos representantes depende da cobrança da população em torno de uma investigação célere e transparente das irregularidades pontadas. É o momento de se obter documentos e provas.
O sucesso do processo político em curso dependerá, e muito, da resposta de todos os cidadãos do Guarujá. Portanto, seguiremos poiando e participando das vigílias semanais que ocorrem diante da Câmara Municipal todas as sextas-feiras, com a presença de representantes de todos os setores da população.
Como autores da denúncia na Câmara, teremos a oportunidade de nos pronunciar, e estaremos preparados para essa manifestação, sempre com a intenção de debater em alto nível, de uma maneira republicana, a fim de que a cidade encontre o melhor caminho para se ver livre dessa armadilha política.
É hora de passarmos a limpo essa nova história de desmandos na gestão pública, com apreço pela democracia e a participação popular.


*José Manoel Ferreira Gonçalves é engenheiro, presidente do PDT em Guarujá, Presidente da AGUAVIVA, Associação Guarujá Viva, Diretor da CNTU, Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados e Diretor da FNE, Federação Nacional dos Engenheiros.