Continuamos sem solução para falta de pontos de ônibus no Rabo do Dragão

MP Concede Prazo de 20 Dias para Resposta sobre Falta de Pontos de Ônibus no Rabo do Dragão

Guarujá, 19 de março de 2025 – A Águaviva solicitou vistas do processo MP 0278.0001961/2024, que trata da falta de pontos de ônibus na Estrada Guarujá-Bertioga, na região do Rabo do Dragão. Em despacho de 18 de março de 2025, o Promotor de Justiça Osmair Chamma Junior relatou que, no dia 17 de março, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Sales, compareceu ao gabinete da Promotoria e informou que estão em tratativas com a City e o DER para solucionar o problema. Foi concedido um prazo de 20 dias para resposta. Continuaremos acompanhando o andamento do processo e atualizando a sociedade sobre qualquer desdobramento.

MP abre inquérito sobre falta de pontos de ônibus no Rabo do Dragão e cobra providências da Prefeitura e DER

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) iniciou um inquérito sobre a situação dos pontos de ônibus na Estrada Guarujá-Bertioga, após denúncias de moradores da região do Rabo do Dragão, área que abriga várias famílias caiçaras e enfrenta graves problemas de infraestrutura. O prazo dado pelo MP-SP para que a Prefeitura de Guarujá e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se manifestem sobre a regularização dos pontos de ônibus é até a próxima terça-feira (10).

Caso não haja resposta ou ação efetiva até a data limite, o MP-SP poderá dar início a um processo judicial, como adiantado pelo Diário do Litoral no último dia 23. A situação é grave, pois a falta de pontos de ônibus adequados coloca em risco a segurança da população, especialmente crianças, idosos e moradores de áreas isoladas, como é o caso de famílias caiçaras da região, cujos direitos de ir e vir têm sido constantemente negligenciados.

Investigações e prazos já dados

Em agosto deste ano, o MP-SP iniciou uma notícia de fato com base em denúncias feitas pelo morador Bibiano, que relatou a precariedade e falta de segurança nos pontos de ônibus. O promotor Osmair Chamma Junior, responsável pelo caso, notificou tanto a Prefeitura quanto o DER, solicitando informações detalhadas sobre a regularização da infraestrutura de transporte na área. O DER informou que estava tratando do problema desde 2019 e que havia removido dois pontos de ônibus em condições perigosas. No entanto, a Promotoria solicitou à Prefeitura que confirmasse se os documentos necessários para a regularização já haviam sido enviados.

Situação crítica para moradores e usuários

Moradores da região de caiçaras, ribeirinhos e outros usuários da estrada enfrentam longos períodos de insegurança, pois muitos dos pontos de ônibus foram removidos, mas não houve instalação de novos. De acordo com o Diário do Litoral, os usuários ficam expostos a riscos, pois os pontos estão em áreas perigosas, entre o acostamento e a pista de tráfego de veículos, onde os carros circulam em alta velocidade.

A falta de infraestrutura adequada, com cobertura e segurança nos pontos de ônibus, é uma demanda antiga da comunidade, que já solicitou mudanças em áreas com grande concentração de residências e comércio, principalmente em frente aos locais de convivência dos povos tradicionais.

A Prefeitura e o DER se manifestam

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), realizou uma reunião no final de julho com representantes do DER e da empresa responsável pelo transporte público no município, a CityTransporte Urbano Intermodal. Durante a reunião, foi identificado que não existem registros oficiais sobre a instalação e manutenção dos pontos de ônibus na Estrada Guarujá-Bertioga. O DER apresentou os procedimentos necessários para a aprovação dos projetos de instalação, mas até o momento, nada foi concretizado.

Moradores e autoridades locais esperam uma resolução rápida para garantir a segurança e a dignidade dos usuários do transporte público da região. A Água Viva, vem monitorando o andamento do processo e informando os denunciantes.