Grupo de Trabalho AV APA Cabeça do Dragão

A ÁGUA-VIVA (Associação Guarujá Viva), o ISSA (Instituto de Segurança Socioambiental), a SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarujá) e outros representantes da sociedade civil estão envolvidos na criação de uma nova Área de Proteção Ambiental (APA) em nosso Município. Na Assembleia Ordinária n. 06/2021 de 30/09/21, o COMDEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente), vinculado à SEMAM, autorizou a realização dos estudos iniciais para a criação dessa nova APA em Guarujá. Essa APA, que está sendo denominada APA DA CABEÇA DO DRAGÃO, pode proporcionar inúmeros benefícios ao município ao conciliar  preservação ambiental com desenvolvimento local e regional, com a geração de trabalho e renda, com a realização de atividades científicas e de educação ambiental, e ainda com o estímulo ao ecoturismo e a atividades recreativas.

Aguaviva em Ação

Desde de maio de 2021, pouco tempo após sua fundação, a Aguaviva vem empenhando esforços para a inserção do Bairro Jardim Guaiuba e em torno na Área de Proteção Ambiental – APA Serra de Santo Amaro. Unimos forças com a SOCIEDADE AMIGOS DO GUAIUBA – SAG, demonstrando através de argumentos técnicos, as qualificações da região o que a levariam facilmente a ser inserida na APA Serra de Santo Amaro. Infelizmente, na ocasião, não tivemos êxito.

Em setembro de 2021, após muita movimentação e articulação, foi aprovado em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, a continuidade do projeto para a criação da APA da Região conhecida como Cabeça do Dragão.

Nesse contexto, a Aguaviva e seus colaboradores se reuniram e formaram o Grupo de Trabalho AV APA Cabeça do Dragão. Como representante da sociedade civil, é nosso dever participar ativamente desse processo, para assegurar que as necessidades e interesses da população sejam adequadamente considerados e que acima de tudo, possam entender a real importância de mais uma APA para o município.

Desde então, realizamos inúmeros encontros, não só entre nós, mas também com o que chamamos de Player, ou apoiadores do projeto.