Poluição na Praia do Tombo: CETESB responde sobre relatório da Sabesp

Recebemos a resposta da CETESB referente ao Relatório Técnico 085/2024, emitido pela SABESP e encaminhado pela SEMAM. É importante ressaltar que, embora também tenhamos solicitado informações à SEMAM, apenas a CETESB nos respondeu, fornecendo acesso ao documento.

O relatório detalha as ações realizadas para identificar possíveis interligações entre o sistema de drenagem urbana e o sistema de esgotamento sanitário na Praia do Tombo. Entre as medidas adotadas, destacam-se vistorias, testes de corante e fumaça, além de limpezas preventivas na rede de esgoto.

Os testes de fumaça, realizados nos dias 9 e 10 de dezembro de 2024, identificaram possíveis interligações indevidas entre as galerias de águas pluviais e o sistema de esgotamento sanitário em diferentes pontos da região. O relatório recomenda uma ação conjunta entre a Sabesp e a Prefeitura do Guarujá para vistoriar, abrir, identificar e eliminar essas interligações.

No entanto, ressaltamos que essas informações dizem respeito a ações anteriores e não tratam do atual problema de poluição denunciado pela associação em 10/03/2025. Seguimos acompanhando a situação e cobrando providências das autoridades competentes para garantir a qualidade ambiental da Praia do Tombo e das demais praias de Guarujá.

Poluição na Praia do Tombo vai parar na polícia

A Água Viva segue acompanhando atentamente questões ambientais que afetam Guarujá e recebeu uma atualização importante sobre a poluição na Praia do Tombo. O 2º Promotor de Justiça de Guarujá, Dr. Osmair Chamma Junior, comunicou a juntada do atendimento no Procedimento Administrativo de Acompanhamento 0278.0000373/2022, que monitora a eficácia do sistema de esgotamento sanitário, especialmente no que diz respeito ao transporte e à disposição final adequados dos esgotos sanitários. Essa ação reforça a necessidade de fiscalização contínua para garantir a preservação ambiental e a segurança da população.

A Polícia Ambiental foi acionada para investigar um grave caso de poluição na Praia do Tombo, em Guarujá/SP. A denúncia partiu da AGUAVIVA – Associação Guarujá Viva, que identificou despejo irregular de efluentes no local no dia 08 de março de 2025. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público, à SEMAM e CETESB, reforçando a gravidade da situação.

Durante vistoria na área, constatou-se alteração na coloração da água em um ponto onde há uma placa indicando que se trata de água pluvial. No entanto, como não houve chuvas recentes, há fortes indícios de que o despejo seja irregular e possivelmente criminoso, caracterizando uma ameaça ambiental e à saúde pública.

A Praia do Tombo é uma das poucas no Brasil a ostentar a certificação Bandeira Azul, que exige rígidos padrões de qualidade ambiental. No entanto, a contaminação identificada coloca em risco a saúde pública, o ecossistema marinho e a própria permanência do selo internacional de qualidade.

Para garantir a apuração e responsabilização dos eventuais infratores, a AGUAVIVA registrou um Boletim de Ocorrência de Crime Ambiental (nº W2503103073) e formalizou a denúncia junto ao GAEMA – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e à CETESB, responsável pelo monitoramento da qualidade da água.

“A situação exige uma resposta urgente das autoridades. A Praia do Tombo é um patrimônio natural e turístico, e a poluição não pode ser ignorada. Exigimos providências para identificar e punir os responsáveis”, afirmou José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da AGUAVIVA.

A entidade anexou à denúncia fotografias e documentos comprobatórios, reforçando a necessidade de uma ação imediata das autoridades para a contenção do dano ambiental e a restauração da qualidade da água.

A AGUAVIVA segue acompanhando o caso de perto e cobrando providências para garantir que a Praia do Tombo continue sendo um exemplo de preservação ambiental.

Documentos relacionados