Praias ficam impróprias e turistas são prejudicados no Litoral Sul; Sabesp nega irregularidades
A Prefeitura de Mongaguá aplicou uma multa diária à Sabesp após identificar o despejo de esgoto no mar da cidade, no Litoral Sul de São Paulo. O episódio provocou manchas escuras, mau cheiro e comprometeu a qualidade da água, afetando moradores e turistas em plena temporada.
De acordo com a administração municipal, a situação contribuiu para que todas as praias de Mongaguá ficassem classificadas como impróprias para banho pela Cetesb nesta semana. A prefeitura afirma ainda que o impacto ambiental prejudica a imagem do município e pode gerar novas penalidades, caso sejam confirmados outros descartes irregulares.
A gestão municipal informou que irá acionar formalmente a Cetesb para reforçar a fiscalização e buscar soluções para o problema. Há suspeitas de que, além do esgoto, outros resíduos estejam sendo lançados no mar.
A Sabesp nega ter realizado qualquer lançamento irregular. Segundo a companhia, suas estações de tratamento operam normalmente e o material que chegou ao mar pode ter origem no sistema de drenagem da própria prefeitura, especialmente após períodos de chuva intensa.
Leia mais em