FAB confirma risco já apontado pela ÁguaViva: túnel pode limitar crescimento do Aeroporto de Guarujá

Alerta foi feito pelo presidente da ÁguaViva, José Manoel Ferreira Gonçalves, em maio de 2024

Depois de 17 meses, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o túnel Santos-Guarujá, no traçado atual, pode limitar futuras ampliações da pista do Aeroporto de Guarujá, dificultando a operação de aeronaves maiores e exigindo ajustes no projeto para evitar impactos negativos. Entre os pontos destacados pela FAB estão:

  • Conflito de traçado: o túnel interfere na área de aproximação de uma das cabeceiras da pista.
  • Restrição à expansão: a pista poderia ser ampliada em até 200 metros, mas o traçado atual impede essa extensão.
  • Impacto futuro: caso seja necessário recuar a cabeceira da pista, algumas aeronaves podem deixar de operar no aeroporto.

Um alerta sobre os possíveis impactos do túnel já havia sido feito em maio de 2024 pelo engenheiro e advogado José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da ÁguaViva, em seu artigo “Mais Aeroportos Regionais no Brasil”. Na ocasião, o alerta foi enviado formalmente para as nove subseções da OAB do Litoral Sul, reforçando a necessidade de acompanhamento técnico e fiscalização cidadã das obras.

“Projetos de infraestrutura de grande porte devem sempre considerar a possibilidade de expansões futuras de aeroportos e o impacto sobre a operação segura das aeronaves. Ignorar isso hoje pode comprometer o desenvolvimento regional amanhã”, afirmou José Manoel Ferreira Gonçalves.

O artigo de José Manoel destacava a importância de:

  • Planejamento estratégico e localização: escolher locais que considerem riscos geográficos e climáticos.
  • Infraestrutura flexível e adaptável: projetar aeroportos que permitam expansões e modificações futuras.
  • Coordenação e políticas públicas: alinhar investimentos e obras para não comprometer o desenvolvimento futuro de aeroportos.

O alerta reforça a necessidade de planejamento integrado, fiscalização técnica e participação da sociedade civil em projetos de infraestrutura aeroportuária, garantindo que obras estratégicas como o túnel Santos-Guarujá não restrinjam o potencial de crescimento do Aeroporto de Guarujá.

Leia o artigo completo de José Manoel aqui: Mais Aeroportos Regionais no Brasil